segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

30 meses!

Estamos um pouco atrasados nos acontecimentos, mas vamos lá.
No dia 10/01 Nina completou 2 anos e meio. 30 meses!
E nossa pitoca está cada dia mais linda de viver.
Fala tudo, constrói frases, conta histórias e estórias. Repete até as palavras mais difíceis.
Sobre a fala, acredito que ela esteja bem adiantada.
Ela não troca o “R” pelo “L”, como normalmente as crianças da idade dela fazem. Ela simplesmente não pronuncia. Então ela fala “Maína”, “cao”, “Fedo”. Quando o “R” está no final, ela coloca um “I”: “caloi”, “comei”,  etc.
Ela também pensa mais rápido do que consegue falar e, às vezes, gagueja. Mas já li que isso é normal e que acontece porque a criança fica ansiosa em falar rápido. Devemos ter paciência e esperar ela concluir. Nunca apressar, pois é algo passageiro. Se apressarmos, pode agravar o que seria apenas mais uma fase de aprendizado.
Veste-se sozinha e quer escolher a roupa que vai vestir #sqn, mas eu ainda não deixo... Pra contornar a situação, tento sempre dar duas opções... e aí, ela acha que está escolhendo... hehehe... funciona bem! Assim é com os calçados.
Adora desenhar, pintar com tinta, fazer comidinhas com as massinhas de modelar nas suas panelinhas. Aliás, tem muita panelinha. Volta e meia ela ganha panelinhas. Acho legal para incentivar a gostar de algo. E ela já demonstrou que gosta de cozinhar.
E quando ela cozinha, ela dá para os bonecos experimentarem.
E aí, vem a parte do brincar de boneca/boneco.  Confesso que não a ensinei e nunca a incentivei a brincar com bonecos. Ela tem alguns e a maioria ela ganhou. Acho que comprei um só, ainda quando estava grávida.
Nina tem um instinto muito maternal. Ela pega os bonecos e balança, sacode, bate no bumbum como que está fazendo um carinho que acalma, para que peguem no sono. Depois deita todos na posição em que ela gosta de dormir (de barriga para baixo e perninhas cruzadas) e os cobre com uma cobertinha. E ela conversa muito com os bonecos, como se ela fosse a mamãe e eles, os filhinhos.
Está totalmente desfraldada. No início, levávamos ela sempre ao banheiro. Mas ela rapidinho aprendeu a pedir. Às vezes, raramente, ocorre algum escape. Mas é raro mesmo... Aconteceu umas 2 ou 3 vezes. À noite foi bem tranquilo desfraldar. Digo e afirmo sempre: eles precisam estar preparados para o sucesso do desfralde.
Nina é uma criança muito observadora. Muitas vezes, tentamos falar algo baixinho pra ela não ouvir... Mas não adianta. Ela é atenta e “mulher”... as anteninhas estão sempre ligadas em tudo.
Nina gosta muito de brincar com outras crianças. E o brincar dela até que é tranquilo. Nessa fase é normal querer tudo pra si, dizer que tudo é dela. Tentamos sempre conversar e ensinar que tem que dividir, trocar. Tem dado certo. Ela é tranquila. Divide, troca. Mas tem personalidade e teima quando quer. Briga pelo que é seu se preciso for.
Tem uma memória muito boa. Lembra-se de coisas que nem nós lembramos.
Sobre peso e altura, ainda não temos atualizados esses dados. A consulta de rotina é só amanhã. Mas já está com 18 dentinhos. Faltam só dois para completar a primeira dentição.
Na escola, recebemos muitos elogios. Na avaliação final de 2014, a professora disse que Nina é uma criança inteligente e educada. Acho que já disse aqui. Mas adoooro repetir. Que mãe não gosta de ouvir isso!?!? :)

No Babycenter tem um acompanhamento, que recebo todos os meses. Claro que cada criança tem seu ritmo, mas eu gosto de saber como está o ritmo da Marina. Sou daquelas mães chatas mesmo... Talvez, preocupada!

Parabéns minha pequena!
 Amamos muito você, a cada dia mais e mais! É um amor sem tamanho que 
só cresce quando achamos que não tem mais como crescer!
Que Papai do Céu te dê muita saúde, e a nós também, 
para podermos viver essa felicidade ao teu lado!
Você é a tradução do que é o AMOR!!!

3 comentários:

  1. Nina, Ninoca, está cada vez mais crescidinha, até já parece uma mocinha, Parabéns, mamãe
    dá para ver o carinho que sente pela sua filhota, em tudo que vc descreve aqui. Com certeza ela vai crescer e entender direitinho o quanto é amada. Beijinho as duas.

    ResponderExcluir
  2. Oimmmm que lindo este texto! Descreve a Ninoca mesmo e transcreve o teu amor por ela e o quanto ela te realiza!! Que Deus dê a toda a familia muita saúde para que possam viver este amor!! Beijao da Dida!!

    ResponderExcluir
  3. Ninoca linda! E boa cozinheira hahaha.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Nós AMAMOS quando você comenta!!