quinta-feira, 3 de abril de 2014

Nina comilona

O assunto de hoje é alimentação.
Fazendo um retrospecto desde o início da vida alimentar da Nina, ela mamou exclusivamente no peito e em livre demanda até quase 5 meses, quando iniciou com frutinhas como banana, mamão, maçã e pera. Aos 6 meses, aproximadamente, foi introduzida a papinha salgada (sopinha) com caldo de uma carne, arroz ou massa, batata ou chuchu, e cenoura ou moranga.
A iniciação da alimentação foi antes dos 6 meses porque Nina foi para a escola com 5 meses e meio e eu não tinha leite suficiente para estocar e mandar para a escola. Mas fui todos os dias lá, no horário do almoço para amamentá-la, até quase os 7 meses, quando foi introduzida a mamadeira (leite artificial) somente neste horário, visto que ela não estava mamando o suficiente para ganhar peso. À noite, em casa, ela continuava mamando, em livre demanda, no peito.
Aos 8 meses completos Nina não quis mais leite materno. Passamos então para o leite artificial até ela completar um ano de idade. Junto com o LA, aos poucos foram  introduzidos outros alimentos. Com um ano, o leite integral foi liberado. Além disso, a dieta alimentar foi liberada (com a nossa moderação, claro). Mesmo com a dieta liberada, controlamos o açúcar, carboidratos e gordura.
Nina sempre foi de comer pouco. Mamava muitas vezes ao dia, mas em pequenas quantidades (às vezes, de hora em hora). Com a comida sólida, era assim também. E não adiantava quere insistir. Ela sabia o limite dela.
Mas de algumas semanas pra cá a coisa mudou!
Nina está mais comilona. Manda ver bonito num prato de comida. Não nega nada. Não tem medo de experimentar. E poucas coisas realmente ela parece não gostar.
As refeições da escola dificilmente vêm com marcação de “comeu pouco” ou “não comeu bem”. Em um ano e 3 meses de escola, dá pra contar nos dedos de uma mão as vezes em que ela não quis se alimentar... Mas aí era porque estava indisposta ou doente. Coisa que ela pouco fica também.
E, além das refeições da escola, já chega em casa pedindo comida. Vai pra geladeira e pede “poeninho” (polenguinho). É só abrir a geladeira e ela mesma se pega. A gente abre e ela come tudinho.
Pede biscoito, maçã, banana, iogurte, pão, mamá... e ainda, se tiver janta, ela manda ver.  Claro que não damos tudo que ela pede... mas ela vai tentando.
Se estamos cozinhando, ela quer participar. Se colocamos a mesa, ela já fala “papá, papá!”. E não quer mais sentar no cadeirão. Quer sentar na cadeira de adulto. E comer no rpato de adulto, com garfo de adulto. E sozinha. Sempre.
E água... adora tomar água com o papai. E tem que ser na garrafinha de água mineral. Toma direitinho, no bico mesmo. Desidratada ela dificilmente vai ficar! O problema é a “mijança” de madrugada... tem que trocar a fralda, a roupa, os lençóis... tudo, porque passa... #nempamperspremiumcare12horasaguenta!
E com isso, ela anda aumentando de peso. Dá pra sentir quando a pegamos no colo. Está um chumbinho. E as roupas, que até esses dias serviam, estão ficando apertadas, curtas. Que dó!
Está tomando cerca de 800ml de leite por dia... Em torno de 4 mamadeiras diárias: uma pela manhã, uma ao meio dia, uma antes de dormir e outra de madrugada (essa, eventualmente).
Semana que vem temos consulta de rotina com o pediatra. Acho que ele vai tomar um susto com o desenvolvimento dela.

Voltaremos para contar!!!!

4 comentários:

  1. Oh Bibi por aqui Luca vai completar um ano e só quer saber de peito!

    ResponderExcluir
  2. Eba, que delícia de nina comilona!
    Isso é muito bom, muito bom mesmo!!!

    Comer saudável é maravilhoso e nunca faria mal para ela, mesmo que coma muito.

    Deus conserve!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Que linda!!!

    Aqui Mel sempre comeu bem mas, de uns dias pra cá, tem dado um trabalhinho. Como não tenho o costume (muito menos tempo) de fazer comida todos os dias, deixo a comidinha dela feita e congelada pros fins de semana (ela janta na escolinha). Esse FDS ela comeu super pouco, mas acho que era porconta do antibiótico que vem tomando...

    Como é bom ter pequenas Magalis em casa, né?

    Beijos em vcs!

    Mãe & Mel

    ResponderExcluir
  4. Ah que.bom!!!
    Como ficamos felizes com os pequenos se alimentando bem!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Nós AMAMOS quando você comenta!!