sexta-feira, 4 de outubro de 2013

volta das férias e evoluções

Ultimamente tenho deixado esse cantinho tão querido de lado. Me dei conta que em setembro foram 2 post somente... E mesmo com 15 dias de férias, foi tudo muito corrido e nos dias que eu não tinha algo para fazer fora de casa, Nina ficava comigo. Então, não tinha tempo nem vontade para escrever.
Por alguns dias, Nina foi para a escola, pois não queríamos que ela saísse muito da rotina. Então, eu a levava mais tarde e a buscava mais cedo. Dos 10 dias úteis das minhas férias, ela foi uns 6 dias, em horários reduzidos. Nos outros ficamos juntinhas.
Papai também tirou dois dias de folga. Fomos visitar os avós maternos e paternos nos finais de semana, na festa da bisa Clô, fomos para a Serra passar um dia, e papai e mamãe foram ao cinema assistir O Tempo e O Vento. Brincamos muito.
E aí, as férias acabaram e voltamos à nossa rotina de sempre.

E mesmo indo alguns dias pra escola, Nina estáva relutante pra ficar lá nessa semana em que a rotina reiniciou. Ela até ficava. No primeiro dia, chorando; no segundo dia, resmungando. Já no terceiro dia, observando. E assim, foi evoluindo. Imaginem se ela ficasse duas semanas inteiras sem ir para a escola! Caos total!

Bom, rotina restabelecida, vamos aos progressos da mocinha:
  • Nina está quase caminhando. Ela já dá vários passinhos e para em pé sozinha. Mas ainda não tem segurança pra se largar. Ou até se larga, mas se joga, literalmente. E cai.
  • Quando a chamamos para o “papá”, ela engatinha para a cozinha. Quando falamos em trocar a fralda, ela vai para o quarto. Quando falamos que é hora do banho, ela vai pro banheiro. Quando preparamos a mamadeira da noite, ela já vai dando tchau porque sabe que é hora de dormir.
  • Está com uma mania de, quando a colocamos no trocador para vesti-la ou trocá-la, quer colocar meias ou sapato. Mesmo sem roupa, os pés precisam ter algo.
  • Tira tudo que colocamos no pouco cabelo. Não para faixa, presilha, nada, nada.
  • Adora ficar brincando em cima do sofá ou da cama do papai e da mamãe. É um perigo. Tentamos ensiná-la a descer da cama e do sofá, mas ela não quer aprender...  porque ela simplesmente não quer descer. Quer ficar só em cima, brincando, pulando e se jogando para trás. Tem que ter alguém por perto, sempre.
  • Entende quase tudo que falamos ou perguntamos e responde com a cabeça. Responde mais não do que sim.
  • Quando está no colo e a colocamos no carrinho, ou no chão, ou no trocador e ela NÃO quer, faz birra e se joga pra trás, endurece o corpo e não tem que a sente, deite, nada. Espirituosa! Aí, nossa tática é mudar o foco para outra coisa e então tentar novamente... geralmente dá certo.
  • Adora dançar. Tem um rádio d ebrinquedo que ela põe a música e começa a dançar. Chuta uma perninha, depois a outra, rebola e sapateia.
  • Tem adoração pelo Louro José da Ana Maria Braga. Isso ela aprendeu nas minhas férias, pois acordávamos cedo e íamos pra sala. Ligava a tevê e o papagaio começou a chamar a atenção dela.
  • Adora a abertura da novela das nove. Acho que vai ser bailarina. Nina Bailarina.
  • Não tem medo de nenhum bicho. Quer pegar tudo: cão, gato, pato, passarinho.
  • Quando falamos em passarinho, lua ou luz, ela olha pra cima e fica procurando.
  • Conhece vários brinquedos quando falamos o nome deles.
  • Tem a cara mais sapeca e linda que já vimos. Faz uma carinha de queridinha e fica nos olhando com a cabecinha inclinada, quando quer chamar nossa atenção. Já a apelidamos de “Gato de Botas”, pois ele hipnotiza as pessoas com o olhar e ela faz igualzinho. E também levanta os bracinhos e abre as mãozinhas quando quer colo.
  • Come de tudo. Ainda cuidamos com doces e frituras. Experimenta de tudo também. Mama razoavelmente bem. Ela não mama aquele monte de leite, mas como ela come bem, não nos preocupamos muito com isso.
  • Tenta falar. E como fala. Discursa! Têm horas que engata uma segunda e não para mais.
  • Adora fazer caretas e atacar o papai e a mamãe, como se fosse uma vampirinha só que não morde, não...
  • Está com 8 dentinhos.
  • Aprendeu a dar comida pra Mona. Então, tudo que damos pra ela comer, ela repassa pra Mona, que virou a melhor amida dela.
  • Há mais ou menos um mês ela começou em casa a escrever... acho que na escola ela já faz isso!
  • Não estranha mais as pessoas e é muito sociável. Se comporta nos lugares públicos, mercados, restaurantes, festas e se enturma fácil.
  • Ainda não é briguenta. Na festa de 92 anos da bisa, tinha muitas crianças. Ela pegava um brinquedo e alguém ia lá e tomava dela. Ela nem dava bola. Ia lá e pegava outro. Tomavam dela. Ela pegava outro... Sem estress!
  • Tem dormido melhor à noite, apesar de acordar umas duas vezes ainda. Dorme lá pelas 21h30min e acorda entre 06h30min e 7 horas.
  • Quando começamos a cantar, ela já começa a dançar, se balançar.
  •  Ainda toma banho na banheira, mas não tem mais medo de ver a água cair do chuveiro, embora não fique embaixo. Já evoluiu colocando a mão pra sentir a água cair.
  • Continua carinhosa, mas tem uma personalidade forte. Acho que herdou a personalidade da mamãe e do papai... 
E essa é a nossa Nina Marina Ninoca Branquela Neguinha! 
Cada dia mais linda, cabeluda, esperta e faceira (lembram do umbigo enterrado na roseira?).

E semana que vem tem pediatra e vacinas... depois volto pra contar como está nossa pequena!

Beijos e ótimo final de semana!

6 comentários:

  1. Nossa... q tantas coisas novas aprendeu!! q bom!!

    Cada dia mais esperta essa menina linda.

    Yasmin aprende muitas coisas, mais nao dou conta de lembrar tudo, vc realmente lembra cada detalhe.

    bjim

    ResponderExcluir
  2. Nossa cada dia que passa a Nina está mais esperta. Com apenas 1 anos e 2 meses já entende praticamente tudo que vcs falam. Eu acho isso maravilhoso e incrível. Parece que depois que completam o primeiro aninho esses babys evoluem muito rápido.

    Eu fico muito imaginando ela com a Mona e o Fredo... crianças amam os animais e ela tem o convívio diários com esses dois, para ela isso é muito importante e fundamental para esse desenvolvimento!

    Sabe que esse negócio de andar depende de cada criança... Vc descrevem a Clara quando falou da Nina. Ela dá até uns 6 passos, fica de pé a todo momento, já desce do sofá sozinha, mas andar sozinha ainda está relutante... Mas vc pode ter certeza, mais um mês e ela estará correndo pela casa atrás da Mona e do Fredo kkkk

    Eu não vejo a hora de pegar férias... Dia 23/12 estamos juntas!!!

    Beijos nas duas gauchinhas lindas!

    ResponderExcluir
  3. Como a Nina ta esperta Bibi. Que delicia de fase. O Kenjinho tmbm faz mais que nao do que sim com a cabeca...pq sera ne?Mas cada dia eles fazem uma coisa nova , é tao gostoso.
    A Nina ta linda demais. Parece uma bonequinha.
    Um beijo pra vcs duas.

    ResponderExcluir
  4. Bibi, com pouquíssimas exceções, eu poderia copiar todo o seu texto sobre o desenvolvimento da Nina e fazer o próximo post do meu blog! rsrs...
    Acho o máximo como nossos pequenos crescem e se desenvolvem de forma “sincronizada”!
    :-)
    E Nina-Ninoca está linda, cada dia mais esperta e princesa!!! Parabéns!!!
    Beijos nossos...

    http://nossomundocomfelipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que lista, amiga! A Ninoca está evoluindo muito bem!! A Mel tbm ama o Louro José, pois acostumou a jantar vendo a reprise do programa à tardinha!

    Tbm estou de férias, mas levando ela todos os dias pra escolinha, ainda mais que é só meio período!

    Nina tá linda! Deus abençoe essa loirinha esperta!

    Beijos.

    Mãe e Mel.

    ResponderExcluir
  6. Como esquecer do umbigo enterrado na roseira? aqui fiz com o da minha sobrinha e com o do João! deu certo!

    Linda, boneca!

    Beijos flores

    ResponderExcluir

Nós AMAMOS quando você comenta!!