terça-feira, 13 de agosto de 2013

dentes, birras, resfriado, alimentação... e o sono!

Dentinhos: acho que vem dentinho por aí. Ontem e hoje Nina está babando muito e muito irritada.
Ela coça a gengiva, coloca a mão toda na boca, baba, baba, baby... E chora, e se irrita... dei uma conferida, e não tem sinal ainda. Mas deve despontar logo. Nina não é de babar.
***********************
Resfriado: nina está um pouco resfriadinha e com o narizinho entupido. E isso só agrava ainda mais o quadro, a deixa brava, nervosa, chorosa.
O final de semana pode ter contribuído para o resfriado, pois a temperatura despencou. E bebê que engatinha no chão frio tem mais chance de ficar dodói.
E hoje pela manhã briguei com ela. Eu estava colocando a roupa pra ir pra escola, quase tudo pronto e ela tirou os tênis do pé e jogou longe. Esperneando e chorando. E eu olhei bem pra ela e disse bem firme: “Chega, Marina! Tu só tá dificultando ainda mais as coisas!”. Ela me olhou e parou. Ela entende!
***********************
Birras: agora é assim, toda vez que tem que vesti-la, seja de manhã ou após o banho... é uma briga.
Será uma fase? Será que passa? Qual a próxima fase?
Deve ser ruim mesmo ter que vestir 237463246 blusas, 238732 calças, 232 meias, colocar gorro na cabeça, e um casacão de astronauta por cima.  Ela não consegue nem se mexer quando está na cadeirinha. Vai pra escola igual uma estátua. Eu olho pra trás e ela só dá uma piscadinha e uma risadinha sapeca. Pelo menos não fica brava e incomodada com a quantidade de roupa.
***********************
Sono: Marina dormiu bem até os 6 meses. Não sei se coincidiu o fim da licença maternidade, o início da escola, a minha volta ao trabalho. O fato é que, desde os 6 meses, o sono dela não é dos melhores. Ela dorme e vai bem até uma certa hora, que pode variar muito, conforme o horário que ela adormece... Pode ser as 23 horas, a 1, as 2... e aí, ela mama e dorme mais um pouco. Depois, ela acorda novamente e quer ir pra nossa cama. E aí, se não a levamos, ela não dorme mais. Se a levamos, ela dorme até as 6:30.
Aí vocês vão dizer: tá, mas ela até dorme. Sim, ela dorme, mas é um sono agitado. Ela se vira muito, se mexe, sonha, chora dormindo. E quem não dorme sou eu. Acordo acabada, com a cara que aprece a de um panda. Mas nem sono eu tenho mais. É cansaço mesmo.
Já tentamos de tudo pra ela dormir bem. Ela come bem, mama bem, procuramos ter uma rotina com ela à noite para o banho, pijama, luz fraca, brincadeiras tranquilas. E realmente, funciona muito bem pra ela adormecer. O problema é após a segunda acordada e o fato de ela só querer ficar na nossa cama. Parece que a cama dela tem espinhos, formigas, alfinetes. E aí, só ela dorme. E parece que isso vai ser assim pra sempre, é algo dela. Que não vai mudar.
***********************

Alimentação: finalmente podemos dizer que a Marina está comendo bem. Está ficando redondinha. A profe da escola disse que ela bate um pratão todos os dias. Come tudinho, nos lanches, almoço e jantar. E ainda janta em casa à noite. Geralmente sopinha ou fruta, algo leve, nada pesado.
Adaptou-se muito bem ao leite de vaca e está mamando muito mais agora. Mama umas 5 mamadeiras de 200 ml por dia (às 6:30, às 12:30, às 18, às 21, às 2). Não é sempre que ela mama tudo, por isso não chega a dar um litro de leite por dia. Está tomando o Ninho Integral.
***********************
Desenvolvimento: Nina está bem falante e ensaia palavras como bobow (vovó ou vovô), Nina, nenê, mama (mamãe, mamá), papá (papai, papá), Nona (Mona). Conversa muito, principalmente pela manhã.
Já caminha com apoio e se ergue com muita rapidez e desenvoltura.  Arrasta os brinquedos para se segurar e “caminha” de joelhos.  Se estamos sentados, fazendo uma barreira para ela não passar, ela consegue pular para o outro lado... e rindo ainda!
Já identifica alguns brinquedos como a baratinha, a galinha pintadinha, os livrinhos (é só começar a contar a historinha e ela pega o livrinho), tenta montar os brinquedos de encaixe, quando anda na motoca, aciona as músicas e a buzina.

Está ou não está uma sapeca?! Lindona da mamãe!

8 comentários:

  1. Bibi aqui rola esse estresse de roupas... João detesta botar roupa... mas detesta com toda força que seus 4 meses podem detestar.
    O banho nesse frio é tranquilo mas na hora de colocar roupa... um inferno. Esses dias larguei e pedi pra minha mãe colocar roupa nele. Chora, esperneia, corcoveia kkkkk.

    Minha sobrinha estava assim babona e muito irritada... e era dente mesmo, saiu um coisa mais linda e tá chegando outro! Tu viu no FB?

    Sei te dizer que não vejo a hora de chegar verão deixar ele de perna de fora kkkkkk! Ele ama ficar pelado! Ah e de fazer papinhas pra ele kkkk!

    Nina sempre muito esperta, muito sapeca!
    Adoro essa menina!

    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  2. Amanda esta a mesma coisa, esta nascendo muitos dentes na parte de cima
    O sono dela é igualzinho...
    Ela também come super bem e mama o leite ninho em pó.
    Ela faz muita birra quando é contrariada se joga para trás e ontem puxou meu cabelo, quando eu brigo com ela as vezes chora...
    Essas meninas estão fogo kkkk

    ResponderExcluir
  3. Esses bebês têm muita personalidade... pensemos assim! hehehhe
    Beijo, meninas!

    ResponderExcluir
  4. Amiga quanta novi é uma a cada dia!
    a Nina está uma gostosura hein...que delíca!
    saudades mil
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bibi, me fala coisa, a Marina toma essas mamadeiras e ainda come comida nos intervalos? Em quais horários?sera q vc poderia me passar os horários da dieta dela? To meio perdida com meu filho... Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Anne!
    tudo bem?
    Olha só, a Nina come nos seguintes horários:

    6:30 - mamadeira em casa 200 ml
    8:30 - fruta na escola
    10:30 - almoço na escola
    12:30 - mamadeira na escola 200 ml
    14:30 - lanche na escola (fruta, bolo, biscoito, bisnaguinha, suco)
    16:30 - janta na escola
    18:00 - mamadeira na escola 200 ml
    19:30 - fruta ou sopa em casa
    21:00 - mamadeira em casa 200 ml
    2:00 - mamadeira em casa - 200 ml

    A gente sempre prepara em torno de 180 a 200 ml, mas ela nunca toma tudo, sempre sobra um pouco.
    bjos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bibi.
    Que linda a Marina!
    Deve ser os dentinhos sim, esta bem na época deles nascerem, vc já tentou o Nenê-Dent, é muito bom.
    Essa fase de aprender a falar é tão gostosa, sinto muita saudades de quando meus filhos começaram a falar, agora falam de tudo e não param de fazer perguntas, e vou te contar é cada pergunta, rsrs!
    Amei o blog, te seguindo, Beijos!

    ResponderExcluir

Nós AMAMOS quando você comenta!!