quinta-feira, 14 de março de 2013

a consulta de 8 meses e o desmame

Nessa semana Marina teve consulta com a pediatra. Consulta dos 8 meses.
E a partir do mês que vem, ela é promovida para o dia de consulta dos bebês maiores. Explico: até os 8 meses, as consultas de revisão são feitas às quartas e quintas-feiras, para não misturar com os bebês doentinhos ou maiores.
A partir do 9º mês , as consultas são às segundas e sextas-feiras.
A próxima será no dia 12/04.
Mas, vamos ao que interessa: números!
Marina engordou pouco menos de 200 gramas em 28 dias, ou 4 semanas. Em compensação, cresceu 3 cm. Com isso, a pediatra disse que ela está ótima no desenvolvimento. Ela disse: “ela é o sonho de toda mulher, crescer muito e engordar pouco!”. Que figura essa pediatra!
Agora, Marina pesa 7135 gramas e mede 70 cm.  Está comprida e magra!
Olhem o quadro abaixo sobre os padrões normais de altura e peso até os 12 meses:

Ela está com peso de um bebê entre 5 e 6 meses, mas com tamanho de um bebê de 10 meses!
Segundo pesquisei, cada criança tem uma curva pessoal, baseada em características genéticas, herdadas dos pais, e em hábitos alimentares próprios.
Algumas recomendações:  usar rinosoro sempre que precisar, continuar com 2 gotas diárias do AD-TIL e tomar Desalex ao menor sinal de resfriado.
Mamadeira: 180ml, turbinados com 7 medidas de Nestogeno e 1 medida de Mucilon, 4 vezes ao dia (manhã, 12:30, antes de dormir e de madrugada).
Os dois dentes centrais da arcada superior estão apontando. A gengiva está bem branquinha.  Pelo jeito, vão ser dentões mesmo, de coelho, iguais aos da mammys.
Continuamos com o complexo 24 da Almeida Prado para auxiliar na dentição. Um comprimidinho pela manhã e outro à noite. Não sei se é por isso, mas está bem tranquilo nessa questão do nascimento dos dentinhos. Não teve febre... ela só morde tudo que vê pela frente... tadinha!
Também mudamos um pouco a rotina dela após as 18 horas, quando ela chega da escolinha, pois ela estava tendo um sono muito agitado. Parecia que ela sonhava e acordava agitada, falava dormindo.
Agora chegamos em casa e ela já vai pro banho. Depois ela janta, brinca um pouco - com brinquedos silenciosos e sem Galinha Pintadinha... E então lá pelas 21 horas ela toma um mamá e dorme. Melhorou um pouco.
As vezes ela perde o bico e aí levanto, coloco-o na boca, dou uns tapinhas nas costas ou no bumbum  e ela volta a dormir, mas tem que ser no escuro. Nada de acender luzes.
Entre 1 e 2 horas, ela chama pra mamar. Levanto, aqueço a mamadeira e ela toma tudinho. E volta a dormir. Geralmente, aí, ela vai até as 7 da manhã.
Também vamos fazer a vacina da gripe, recomendada pela pediatra - uma dose em março e outra em abril. Ela disse que é importante fazer logo, pois demora em torno de 5 meses para imunizar mesmo. E os coleguinhas dela estão ficando gripadinhos também. Além disso, houve muitos casos de gripe no hemisfério norte e a tendência é que o vírus venha pra cá. Então, vamos prevenir!
Mudando de assunto: desde domingo Marina não mama mais no peito. Ela simplesmente não quis mais. Ofereci, ela tomou um tantinho e rejeitou.
Acho que ainda tem leite nas peitcholas, mas não encheu mais. Acredito que está secando aos poucos. A pediatra disse que a missão foi cumprida, com êxito, já que ela foi até os 8 meses mamando no peito!
Então, gente, o desmame aconteceu!
Assim, simples, sem traumas para ambas as partes, naturalmente. Ninguém ficou mal, triste, nervoso. Não me senti culpada, traída ou com ciúmes da mamadeira. Simplesmente aconteceu.
Novas etapas vão surgindo, cada fase melhor que a outra.
Marina está sorridente, brincalhona. É um bebê saudável, feliz e bem humorado, graças ao bom Deus! Obrigada por tudo!

7 comentários:

  1. Que bom que o nascimento dos dentinhos nao está dando febre .Que maravilha isso.
    Com base nessa tabela , o Kenjinho está dentro dos padroes entao.
    Entao a Nina já é mocinha e nao quer mais mamar no peito?Que linda !Dessa forma que aconteceu , podia ser com todos os bebes né?Assim ninguem sofreria.
    Um beijo pra vcs

    ResponderExcluir
  2. Amiga que ótimas notícias, graças a Deus!

    Realmente a Nina é o sonho de qualquer mulher ser alta e magra....

    Maravilha que o desmame aconteceu de forma natural e sem traumas.

    um beijooooo

    ResponderExcluir
  3. Amei a tabelinha! Laura está com 2 meses e altura de um bebê de 4 meses!!rsrs vão ser altas essas mocinhas. Os primeiros dentinhos dizem que é triste né, mas que bom que está tudo bem. Quanto ao desmame, um sonho de consumo, eu gostaria muito, muito mesmo de continuar amamentando a Laura só no peito até os 6 meses pelo menos, mas aos 4 como eu volto a trabalhar ela entra com complemente e com o peito se também não rejeitar, mas diferente de você eu tenho muito ciumes da mamadeira e já até chorei acredita?? aiai..
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Fabi, nossa, já tive muito ciúmes sim... quando a Marina só mamava no peito e um dia achei que ela tava passando fome e tive que dar complemento. Fiquei super mal.
    Estou bem agora, que ela está grandinha e que minha missão está cumprida. Mas antes eu tinha ciúmes, sim. E muito. Mas estamos bem resolvidas já, afinal ela é uma mocinha! rsrsrs
    bjo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa como ela está grandona e realmente é o sonho de toda mulher, rs.
    Aqui em casa o desmame tbm aconteceu assim, naturalmente e sem traumas ;)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha... figura mesmo e é verdade, kkkkkkk... Marina, conta o segredo para as titias, rs...

    E foi promovida, que chique! Parabéns pela baby amiga.

    bjo e parabéns tbm pelo dia do blogueiro.

    www.mamaezistica.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como nossos babês estão crescendo rápido né amiga? Daqui a pouco vamos postar a festa de 1 aninho...2..
    na verdade queria que o tempo fosse mais camarada e não voasse tanto! fico triste de ver aquele bebezico se tornando um bebezãozão que já tá doido pra sair engatinhando por aí ;(

    Mais o importante é eles estarem cada dia mais lindos e saudáveis né?
    saudadeeee que eu tava daqui!!!
    beijos

    ResponderExcluir

Nós AMAMOS quando você comenta!!