sexta-feira, 30 de novembro de 2012

5 dias de papinhas

Como estamos nesses  5 dias de frutinhas, sopas, sucos e leite materno?
Posso dizer que instaurou-se o caos aqui em casa no início... Não havia mais rotina. Marina acorda mais cedo a cada dia. Ou não!
Quando ela só tomava LM, acordava às 11 da manhã. Agora, ela acorda às 8 e não quer saber de mamar... e as peitcholas cheias, estourando... Às vezes chego a pegá-la no berço, dormindo e coloco-a no peito.... aí ela toma. Mas se acordar, nada feito.
Então, está mais ou menos assim:
Ela acorda lá pelas 4, 5 da madrugada e toma LM. Depois, acorda lá pelas 7, 8 horas e às vezes toma, às vezes não quer saber de LM. Troco a fralda e a levo para a minha cama. Lá, brinco com ela um pouco e ela dorme mais uma hora, aproximadamente.
Entre 9 e 9:30, ela acorda e aí levantamos... ela sem fome ainda. Tento dar uma fruta amassada. Ela come um pouco (se for banana, ela come tudo... rsrsrsrs... minha macaquinha linda!).
Entre 11:30 e 12 horas eu dou a sopa. No primeiro dia foi um horror. Ela chorou e não quis saber. Parecia que estavam matando! No segundo dia ela comeu um pouco (massa, chuchu e cenoura)... no terceiro dia, a mesma coisa. No quarto dia eu troquei a cenoura por moranga. Sucesso total. Amou! Agora estamos nos acertando. E ela toma suco também. O preferido é de maçã! Mas toma de pêra e laranja.
À tarde o bicho pega. Ela tem que tomar LM e aí, só mesmo quando ela tiver vontade... lá pelas 14, 15 horas... e ela precisa ter feito um soninho antes e estar bem calminha, porque ela começa a sugar o peito e demora um pouco pra descer. Se ela estiver nervosa (vejam só o tipo de menininha! Personalidade forte!), já se irrita e larga tudo. Por isso, se ela dormiu e está calminha a coisa flui... Aí ela toma um mamazão.
Aí, lá pelas 17, 18 horas é a última refeição (ou sopa ou fruta, escolho uma das duas). Depois é só LM e no mesmo esquema da tarde: tem que estar calminha, descansada... deveria ter aí mais uma refeição, mas como ela não toma o LM as 13 horas, não dá pra entupir o bebê de comida.
Paciência, nem tudo funciona como a gente planeja quando se trata de bebê. E ela não deve ter tanta fome assim, senão ela iria chorar. E ela não me parece estar passando fome... ao contrário... as bochechas, a barriga e as coxas estão cada vez mais fofas!
Às 22 horas ela dorme de barriga cheia.
Tá, isso é uma rotina, mas considerando que estamos assim há um ou dois dias, não dá pra saber se vai continuar. Eu queria muito que continuasse, pois fico mais tranquila com relação à escolinha.
Como esse negócio da amamentação tá assim, um caos (só mama quando quer!), vou alugar uma máquinha de tirar leite elétrica e se eu for na escola ao meio dia, e ela não quiser mamar, tiro o leite e deixo pra ela tomar quando ela tiver vontade. Dói muito ficar com os peitos cheios... Não consigo nem mexer os braços, me movimentar. É muito desconfortável...
Confesso que não é fácil introduzir os alimentos. Achei mais difícil do que iniciar a amamentação, porque nesse quesito não tive dificuldades. Tem que ter muuuita paciência.
Ah, e tem mais! Nina Tequila Gatíssima só come papinha salgada se eu cantar o tempo todo... haja voz... marcha soldado, cabeça de papel (a preferida)... a galinha pintadinha, e o galo carijó... o cravo brigou com a rosa... e por aí vai... o repertório tem que ser variado, sabe cumé... enjoa a moça! rsrsrsrs E de todas as papinhas, a que ela prefere é a banana.
Gente, que viagem louca essa... Mas estamos nos acertando... chegaremos lá. E quando chegarmos, novidades irão aparecer pra tremer com as nossas estruturas e vamos sofrer, chorar, rir, suspirar... termina um ciclo e começa outro!
Assim é a vida! E assim é a maternidade!
Um beijão!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Natal Luz de Gramado

No último domingo fomos passear em Gramado. Moramos do lado dessa linda cidade e nunca fomos conhecer o Natal Luz. Daqui de Porto Alegre são 130 quilômetros... um pulinho.
Fomos pela BR 116, pela Rota Romântica. A paisagem é muito linda, cheia de plátanos costeando a estrada... bem romântica mesmo. Cheia de cidadezinhas pitorescas e bem arrumadinhas, de colonização alemã.
Passamos por Nova Petrópolis. Linda cidade. Recomendo conhecer. E para quem vai a Gramado e quiser ficar hospedado em Nova Petrópolis, é uma alternativa, já que fica a 30 quilômetros de distância, além de ser mais em conta. Têm ótimas pousadas e hotéis. (Tati, essa dica é pra ti!)
Depois de New Pet (Nova Petrópolis), já estávamos em Gramado. A cidade estava L-O-T-A-D-A. Nossa, há um mês do Natal e estava cheia. Era turista de tudo que era canto do país, pelos sotaques...
Queríamos ver o acendimento das luzes, as 21 horas. Mas... estava muito frio lá. Um ventinho gelado. E como a Nina esteve meio resfriada, resolvemos voltar antes. Demos uma volta pela cidade, paramos para comer num restaurante, demos outra volta e voltamos pra casa.
Felizmente levei um agasalho pra Nina e ela não passou frio. Levei uma jaqueta para mim e passei um pouco só de frio. Mas o marido foi só de camiseta, bermuda e chinelo. Nem preciso dizer que tremeu as estruturas...
Outra dica: Nunca vá a Gramado sem agasalhos. Mesmo no verão de 40º, lá sempre é friozinho, principalmente pela manhã e à noite.
A cidade é muito linda e charmosa. Toda bonita. todo mundo respeita as faixas de segurança e lá quem manda é o pedestre.
É uma cidade muito cara também, por isso, prepare o bolso se for pra lá!
A decoração está linda. Embora não tenhamos visto o acendimento, durante o dia está tudo bem decorado e lindo!
Deixaremos pra ir no ano que vem, quando a Nina estiver maiorzinha. Ela vai ficar louca com tanta luzinha e enfeite. As crianças adoram.
Ah, e público tem de todos os tipos, desde bebezinhos até a terceira idade... todo mundo passeando por lá. Gente bonita, estilosa, cheia de cacecol, gorro e botas... hehehehehe
Parece outro país! Vale a pena conhecer!
Segue um videozinho da Ninoca passeando:

video

Aí vão algumas fotinhos do passeio...















domingo, 25 de novembro de 2012

as receitinhas

Como comentei no post anterior, Marina já iniciou nas frutinhas.
Então, todos os dias, às 11 e às 17 horas (mais ou menos nesses horários) eu estou dando as futas. Logo esses horários serão das sopinhas, como mostrei no cardápio, e as frutas ficarão para mais cedo.
Comentei também que a Marina não gosta muito da maçã. Ontem, na consulta com a pediatra (sim, ela está ótima com 5.700 gramas e 62 cm, ganhou nota 10!), ela me ensinou a raspar um pouco de maçã e misturar com a banana (que ela ama!). Deu certo. A danada comeu tudinho: uma banana prata inteira e meia maçã importada raspada. Pela manhã e à tarde. Fez a festa.
Para preparar essa papinha, raspo meia maçã e amasso uma banana prata... misturo bem misturadinho e dou para ela comer.
A medida do mamão é metade. Raspo com uma colher, amasso um pouco e ofereço.
Se for só banana, é só amassar.
Por enquanto, além dessas frutas, posso oferecer pêra. Mas, pelo visto, vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com a maçã: rejeição... aí vou ter que misturar com a banana também.


A primeira sopinha que a Marina vai comer se chama ABC. A=Arroz, B=Batata, C=Cenoura.
Posso substituir arroz por massinha, batata por chuchu e cenoura por moranga. Confesso que prefiro massa, chuchu e moranga, mas vou variar, claro. Só não dá pra misturar arroz com massa, batata com chucu e cenoura com moranga. ou um ou outro!
Modo de fazer a sopa:
Ferver um pedaço de carne (frango ou gado) na água. Após a fervura, retirar a carne. Então, colocar os legumes para cozinhar e após, a massa ou arroz. Temperar com uma pitadinha de sal.
Após tudo cozido, esmagar com um garfo e esfriar. Oferecer ao bebê.

Hummmmm, até eu vou comer essa sopinha... rsrsrsrsrs

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

novidades na vidinha da Nina

Queria amamentar exclusivamente por mais tempo.
Além dos 4 meses da licença, consegui mais 15 dias de atestado para amamentar exclusivamente... meu objetivo eram 6 meses... Mas ficarão nos 4 meses e meio mesmo!
A empresa onde trabalho dá 4 meses de licença (120 dias). Ainda consegui emendar férias, mas como a Marina vai pra escolinha, já tive que começar com as frutinhas. E logo vem a sopinha.
Esse período de adaptação com a comida é necessário pois ela não pode entrar na escola sem estar com a alimentação devidamente iniciada e aprovada.
Fico triste por não ter leite para estocar e deixar com ela... Se eu ficasse mais tempo em casa, conseguiria amamentar mais!

Assim, frutas e legumes farão parte mais cedo do cardápio da nossa pequena.
Por enquanto, apresentamos a ela: maçã, mamão e banana. E a preferida é a banana... come muito bem uma banana inteira! Depois, na ordem de preferência, vem o mamão. A maçã ainda não foi bem aceita! Já até cozinhei para ver se ela iria gostar mais... que nada... cospe tudo... ela gostou do suquinho da fervura da maçã... tomou tudo.
Falando em suco, também ofereci suco de laranja do céu. Ela gostou...

A pedi montou um cardápio assim:
07:00 - leite materno
09:00 - fruta
11:00 - sopa + suco
13:00 - leite materno
15:00 - fruta
17:00 - sopa + suco
19:00 até as 07:00 - leite materno

Essa será a rotina da Marina na escolinha.
Por enquanto ela está comendo fruta somente, as 11 e as 17 horas. A partir da próxima semana vou inserir a sopa e aí vamos seguir o cardápio.

O cocô dela mudou, claro! Está bem pastoso. E ela está fazendo de 3 a 4 vezes ao dia, sempre entre 11 e 20 horas. Fora desse intervalo, ela não faz cocô.

Além disso tudo, a pediatra pediu para oferecer água. Não precisa ser muita, algumas colheradinhas ao dia... ela não gosta, mas toma... O suco também é mais aceitável tomando de colher. Ela não gosta muito da mamadeira. A não ser que tenha algo dentro que ela goste muito, como LM ou o tal suco da fervura da maçã, que ela amou! A mamadeira é a NUK número 1, receitada pela médica.

E agora uma foto da primeira papinha de banana:

banana, menina, é vitamina... banana engorda e faz crescer!



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

book Marina - 4 meses

Marina, morena...

Marina, você se pintou!

Marina, você faça tudo, mas faça um favor...

Não pinte esse rosto que eu gosto...

Que eu gosto que é só meu!

Marina, você já é bonita...

Com o que Deus lhe deu!!!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

o primeiro resfriado

Sim, sim! Marina está resfriadinha!
Papai pegou um gripão e está passando pra todo mundo, né pappy!?
Enfim, que nossa pequena está, desde ontem, com os olhos lacrimejando, o narizinho escorrendo e um pouco entupido, mas graças a Deus não teve febre.
Notei que ela estava bem sonolenta ontem. dormiu até as 11:30, o que é fora do nroaml... ela acorda as 10 horas... depois passou quase o dia todo meio amoadinha, caidinha. Então começaram a aparecer os sintomas.
Liguei pra pedatra, e ela já a medicou. Além do xarope expectorante, estou usando rinosoro para limpar bem o nariz dela. Tylenol bebê só em caso de febre, mas ela não vai ter.
Na quinta temos consulta e aí ela vai ver como está a evolução junto com a medicação.
Espero que ela melhore logo. Hoje já a achei bem mais espertinha, está brincando mais, já está falando, conversando e rindo!
Melhora logo, filhota!
Mona cuidando da Nina

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

o batizado da Marina

Neste último domingo, dia 18/11, aconteceu o batizado da nossa princesinha. Foi numa igreja católica aqui no bairro, pertinho de casa.
Participaram desse momento tão importante na vidinha de um bebê, os avós paternos, tia e tio paternos, dindo e dindas, além de nós, claro, os pais e a Marina.
No sábado teve uma preparação para o recebimento do sacramento do batismo. Estavam lá todos os quatro batizandos, seus pais e padrinhos. Ficamos umas 2 horas lá conversando com um casal sobre esse sacramento, que é o primeiro a ser recebido na vida de um cristão.
Marina se comportou muito bem, não chorou. Só mamou e dormiu.
No domingo ela também se comportou bem. Nada de choro, parecia até que ela estava prestando atenção na missa. Gostou de ver as pessoas cantando, o padre falando e toda a movimentação. Não chorou na hora de receber a água na cabecinha. Aliás, todas as quatro crianças estavam muito bem comportadas.
Agora, Marina foi iniciada no catolicismo e faz parte da comunidade cristã.
Depois da cerimônia, fizemos um almoço no salão de festas do nosso condomínio. O tempo colaborou e fez um lindo domingo de sol, com temperatura muito agradável.
Seguem algumas fotos...

entrando na igreja

pais e padrinhos

rezando com o padre

com os padrinhos

Ninoca tirando um cochilo

com o papai

com a dinda Ale

com a dinda Cacau

enfim, batizada!

com vovô e vovó

com os titios Lulu e Feneco

com a dinda Ale e dindo chico

com a dinda Cacau

papai, mamãe e Nina

lembrancinha do batizado - amêndoas e tercinho
esperando a festa!

passeando com o tio Feneco


mais um selo

A comadre Val nos presenteou com mais um selo!
Obrigada comadre, ficamos muuuuito felizes pela lembrança. E aí vai o selo:

Os blogs a quem repasso são:
Diário do príncipe Kenji
Tudo por um baby
Meu Benício
Diário do Felipe
Bravo, Bebê!!!

Beijos e ótima semana!

domingo, 18 de novembro de 2012

nosso cantinho ganhou um selinho!

A Ju, do blog Meu Mundo com Davi nos presentou com um selinho.
Nem precisamos dizer que amamos ser lembradas e agradecemos muito o elogio!
Olhem que graça!
Bom, agora tenho a triste missão de  passar esse selo. Triste porque tenho que escolher só 4 blogs e minha lista tem muito mais que 4 links, né gente!?
Mas, vamos lá, vou escolher 4 e depois esses 4 escolhem mais 4 e assim vai!
Meus escolhidos são:

Beijos e obrigada novamente, Ju!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

preparativos para o batizado

Neste dia 18 acontecerá o batizado da nossa pequena! Será numa igreja católica aqui do bairro, bem pertinho de casa.
Olhem o convite:

No sábado, tem um cursinho para os pais e padrinhos e é claro que a Marina vai junto, pois não tem onde ficar!
Será algo bem simples.
Vamos fazer um almoço após a missa e o batizado para os padrinhos, avós, tios e primos. 
Da família do papai Márcio vem todo mundo, para contrabalancear a da mamãe Bibiana, que não vem ninguém, pois todos moram muito longe e fica difícil de estarem conosco.
Também estarão presentes o dindo Francisco e as dindas Alessandra e Claudia, com o namorado Thiago. Serão 11 pessoas confirmadas para o pequeno mas não menos importante evento.
Como lembrancinhas, encomendamos uma caixinha com amêndoas e um tercinho. Na tag diz: "Lembrança do meu batizado. Marina!". Olhem o modelinho:

E o figurino da moça será todo branco, que será devidamente aproveitado no reveillon: vestido balonê, segunda pele (se estiver frio), meinhas com rendinha, sapatinho e faixinha no grande cabelo.
Depois coloco as fotos do grande dia para vocês!
Beijokas!



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

há um ano...

... exatamente, fazia o teste de gravidez de farmácia que mudaria nossas vidas para sempre!! Para melhor... Muito melhor! Infinitamente melhor!

Recebi meu POSITIVO!!! A melhor notícia depois de tantos negativos e tantos tratamentos!

Essa é a foto que eternizou o momento!

Marina estava a caminho!!!!

domingo, 11 de novembro de 2012

... e 4 meses já se passaram!

Ontem a Nina completou 4 meses de vida!
Foram os 4 meses mais felizes de nossas vidas, cheios de muito amor, que só aumenta a cada dia, hora, minuto e segundo!
Como pode um amor assim, sem tamanho, crescer mais ainda?! Amor de mãe! Amor de pai! AMOR INFINITO!


A licença maternidade já terminou e agora estou em atestado de amamentação por 15 dias... quando acabar o atestado, terei mais 30 dias de férias e aí voltamos à vida normal de levar pra escolinha, trabalhar, buscar na escolinha... vida essa que sempre vi nas outras mamães e que agora vou poder ter também... claro que é melhor ficar em casa, com a Nina o tempo todo. Mas não dá. então o jeito é se adaptar e pensar que tudo vai dar certo... se dá com os outros, tem que dar com a gente também, né?!

Nina está cada dia mais esperta e falante. Nossa, e como fala! Já está quase aprendendo a gritar. Olha para tudo com aquele olhão (sem cor definida ainda) arregalado. Interage conosco, ri, bate papo, discursa, já conhece a Mona e o Fredo e ri quando eles passam na frente dela!

Tudo que pega na mão, vai à boca: brinquedinhos, o paninho de boca, correntinha da chupeta... só ainda não sabe colocar a chupeta na  boca...

Continua dormindo bem à noite e fazendo festa e dando umas cochiladinhas durante o dia! Adora passear, ver gente, movimento, coisas coloridas (vitrines, prateleiras de supermercados), barulhinhos...  bem mulher mesmo! hihihi... Já não estranha tanto as pessoas, depois que começamos a sair mais de casa.

Continua mamando exclusivamente no peito (o mamão foi só uma experiência boa) até o dia 20, quando começaremos a introduzir frutas, sucos e sopinhas... preparação para a escolinha!
Notei que de uns dois, três dias pra cá ela tem mamado mais, e mais calmamente... o bico do meu peito está até um pouco doloridinho, pois ela costumava mamar dois, três minutos e já largava... o estômago dela deve estar aumentando e, com isso, a fome também! Yupiii! Isso é bom, pois aí nossa pequena ganhará mais peso...

Nina está cheia de dobrinhas nas perninhas, com as mãozinhas fofinhas e bochechudinha. Mas ela não será um bebê gordinho, será um bebê saudável (e já é!).

Para comemorar os 4 meses da nossa linda, papai fez um almoço especial no domingo - salmão... e convidamos a tia Adri para participar conosco.
Olhem só como foi!
esperando meu papazinho!

brincando com a tia Adri


Nina e Mona

papai e eu

pose de bailarina!

com a mammys

4 meses
adoro passear!