segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

5 meses de Marina - nova rotina

Hoje Marina completa 5 meses de vida!
Foram os 5 meses mais cheios de novidades, incertezas, alegrias, dúvidas, culpa, medos e muuuito amor!
Posso dizer que Marina já fala, conversa, grita e HOJE ela pegou no seu pezinho pela primeira vez. É uma grande novidade, um avanço... descobriu os pés!
Achei meus pezinhos!!!!

Posso dizer também que conseguimos ter uma rotina que repoduz a rotina que ela terá na escola. Depois de mais de 15 dias em casa, preparando papinhas, dando (ou tentando dar) nos horários programados, chegamos perto da realidade.
Não foi nada fácil... hoje são duas semanas de tentativas e aprendizado. E agora que deu certo. Tem que ter muita paciência.
Pessoas não são máquinas programadas para horários... muito menos bebês. Mas conseguimos!

Marina aprovou a banana, a maçã, o mamão, a sopinha de chuchu com cenoura e chuchu com moranga. Ela já sabe mastigar e engolir. Têm dias que ela está com mais fome, outros menos... mas sempre come.
O cocô mudou. Está mais pastoso e ela faz de duas a quatro vezes ao dia. O mamão ajuda mais. A banana, menos.
Marina está com uma cor bonita. Deve ser o betacaroteno do mamão, da cenoura e da moranga... parece que pegou um bronzeadinho de leve. Dá pra perceber que ela vai ser boa pra pegar cor. Nisso, puxou à mamãe.
Ainda briga com os peitos para tomar mamá. Precisa estar bem calminha. Se fizer um soninho antes, melhor. Outra coisa que percebi foi que depois que começamos a introduzir os alimentos, ela está mamando mais em quantidade.
A rotina ficou assim:
  • 4 horas: leite materno
  • 7 horas: leite materno
  • 9 horas: fruta
  • 11 horas: sopa
  • 13 horas: leite materno
  • 15 horas: fruta
  • 17 horas: sopa
  • 20 horas: leite materno
  • 22 horas (se estiver acordada): leite materno
Das 9 às 20 horas ela tira umas sonequinhas de 20 minutos entre os horários. Geralmente antes da próxima refeição. Mas isso não é regra. Se ela dorme, come (ou mama) melhor.
Se não dorme, é aquela briga pra tomar o LM... e aí, meus peitos enchem, parecem que vão estourar. Hoje estão assim. Dia quente, abafado, ela está brava, não dormiu praticamente o dia todo. Tomou muito suco de laranja pra hidratar, tomou sopa e comeu frutas. Mas não quer saber de LM... tomou o das 13 horas porque dormiu antes. E agora só vai querer na hora de dormir. Terei que tirar. É uma função.
Ela também engordou depois que começou com as papinhas. Acho que, na próxima consulta na pedi, vai ultrapassar os 400 gramas que ela engorda mensalmente. Nota-se que as coxas estão mais gordinhas e que ela cresceu. Nossa, quase 6 meses, quase meio ano de vida. Passou rápido. Passa muito rápido!

Semana que vem iniciamos a adaptação na escola. Será uma semana de adaptação. Volto pra contar como será o cronograma e depois, como foi.
Dia 26 ela inicia em turno integral e mamãe aqui retorna ao trabalho.
Assunto para outro post!
Beijos!

12 comentários:

  1. Oi, que linda a Marina, a hora de ir pra escolinha é a que mais sofremos né? por que nossa vontade é ficar com eles o tempo todo :D
    Bjos flor!

    ResponderExcluir
  2. Aiii senhor a volta ao trabalho!!!Quero muito ler esse post. volto dia 04/01 e ja estou com muita saudade da minha pequena, mas fazer o que é preciso né?
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Bi, não tenho escrito muito, pois estou sempre no celular, mas sempre acompanho a Nina. A Maísa tb deu uma engordadinha este mês e eu tinha percebido pelas coxas. Chegou até a fazer uma dobrinha, rs!!!
    Que bom que estão se adaptando com a nova rotina. Assim vc ser bom pra ela e vc vai ficar mais sossegada! Já vai começar a adaptação? Nossa, como passou rápido! É inacreditável! AInda bem que curtimos bastante, né?
    Depois euq uero saber como foi a SUA adaptação!!!!
    Bjos em vcs 2!!!

    ResponderExcluir
  4. Bibi, eu ia falar a mesma coisa, como a Nina está diferente,mas gordinha, carinha de feliz (sempre), corada, simplesmente linda!
    Vou pegando as dicas aqui pq com a Clara será quase igual, ela irá para escolinha na semana que completará 5 meses (ai que dó).
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ai amiga, a Nina está cada dia mais fofaaaaaaaaaa!
    e agora descobriu os pés...

    e está com uma cara de sapeca....

    que bom amiga, assim você fica mais tranquila na escolinha...

    bjs

    ResponderExcluir
  6. aaaaaaaaaaah parabéens lindonaaa!!!!!

    que Deus contiinue te abençoaando sempre Nina.

    ResponderExcluir
  7. Mas que menina que tá linda... o que é essa carinha de sapeca, essa coxinha grossa? Amoo de paixão! Não tem nada melhor na vida que ver que o filhote tá crescendo, se desenvolvendo no seu ritmo!

    Tenho certeza que ela vai se dar muito bem na escolinha, é questão de dias! Fica tranquila mãe, eu sei que essa fase é de aperto no coração mas tu tá fazendo muito certo, vai fazer muito bem a ela!

    Beijos e beijos flores!

    ResponderExcluir
  8. Descobri os pezinhos é uma grande conquista!

    Eu acho a rotina muito importante pra criança.

    As coisas estão se ajeitando né? Ela deve tá agitada pelo calor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. 5 meses de amor intenso, né! E quantas descobertas, é muito bom ver a Marina crescendo lindamente, e vc uma mãe maravilhosa, um exemplo pra mim!

    Mil bjus!

    ResponderExcluir
  10. Bibi, volto ao trabalho exatamente uma semana depois de você! Seremos duas choronas nesses dias! rs...
    Que bacana a rotininha que vcs montaram! Amanhã temos consulta na pedi e pretendo que ela libere o início das frutas. Vou ficar com a rotininha de vocês à mão para uma "cola" muito em breve!
    Boa sorte na adaptação na escolinha! Vai dar tudo certo!
    Beijão!

    http://nossomundocomfelipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que linda ela pegando nos pezinhos.
    O Kenjinho demorou pra pegar nos dele.
    Ainda bem que vcs conseguiram entrar na rotina que será feita quando ela entrar na escolinha, uma preocupação á menos né?
    Beijocas pra vcs

    ResponderExcluir
  12. Vc está no caminho certo, a palavra certa é rotina, sempre, sempre, saiu da rotina, é um caos, rs. Aqui em casa é assim até hoje =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir

Nós AMAMOS quando você comenta!!